RSS
Banner Biblioteca Solicite uma demonstração da plataforma de email marketing

A Conferência Web 2.0 - O Novo Usuário

   Imprimir    Enviar a um amigo

Por: Walter Sabini Júnior

Publicado em: 10/05/2007

Web, tão dinâmica, acaba por vezes deixando muitos sem entender as mudanças ocorridas em seu processo natural de evolução. A Conferência Web 2.0, realizada pela Converge Comunicações nos dias 28 de Fevereiro e 01 de Março, foi de extrema relevância para ordenar  o entendimento de todos sobre essa nova fase da internet e esclarecer ao mercado  atual a  realidade do mundo digital.
 
Durante o encontro, alguns palestrantes falaram em revolução e outros na evolução da web, foram abordados no contexto Web 2.0 diferentes assuntos como: marca, mídia, tecnologia, marketing, leis, dentre outros. Mas a grande estrela nesse caso é o usuário, todas as atenções se voltam para ele. Com fácil acesso à Internet o internauta se tornou mais participativo, está experimentando novas possibilidades de uso da rede e interagindo cada vez mais.
 
Mas afinal, o que mudou? Se antes na web 1.0, a comunicação funcionava de forma vertical, como uma hierarquia, com a mensagem  difundida de um para todos, ou seja, dos desenvolvedores e profissionais da web para o público, agora os próprios usuários  roubaram a cena. E foi com esse  objetivo que foi realizada a Conferência,  para deixar claro que na era 2.0 é o comportamento do usuário que tem o poder de facilmente, alavancar ou fazer ruir uma marca ou serviço.
 
Atualmente, o mercado é levado pela conduta dos internautas, é a web horizontal, a fase da comunicação interativa capaz de produzir conhecimentos de muitos para muitos. As comunidades, blogs e wikis que são criados diariamente, são bons exemplos de oportunidades trazidas pela web colaborativa.
 
Na esfera do marketing, nada é tão eficaz como a velha e boa propaganda boca a boca. Só que dessa vez pode ser post a post em um blog, mensagem a mensagem em uma comunidade on line e muitas outras formas. Essa interação abre um novo canal de comunicação da empresa com seu público, com o conteúdo desenvolvido pelos próprios usuários e muitas vezes pelos próprios consumidores as duas pontas começam a falar a mesma língua.
 
Apesar de ser mais um canal, a Web 2.0 ainda se mostra pouco aproveitada nessa linha, mas há empresas que já começam a se beneficiar do marketing feito pelo próprio consumidor/ usuário.
 
Apesar de esclarecedora,  a Conferência Web 2.0 foi realizada em formato 1.0. Certamente, no futuro, os próprios eventos nos trarão propostas mais interativas.

Sobre o autor

Walter Sabini Júnior - Fundador e CEO da Virid Interatividade Digital.
Walter Sabini Júnior
Fundador e CEO da Virid Interatividade Digital.
jr@virid.com.br

Comente:


 

     

Indique a um amigo: